4 coisas que faço para melhorar minha comunicação

4 coisas que faço para melhorar minha comunicação

o que você vai ver:

  • Comunicação é muito requisitada nos negócios;
  • Palestra “Como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir”;
  • As 4 dicas que vão ajudar você a melhorar.

Comunicação é um fator muito importante hoje em dia não só para o mundo empresarial mas também para vida pessoal.

desde os primórdios da humanidade, a comunicação ela tem sido melhorada e utilizada de diversas formas, não há como viver sem se comunicar mesmo que seja o básico,

estamos na era da informação, não mais na era da repetição incessante de atividades, somos seres sociais porém não temos o hábito de desenvolver uma boa comunicação.

Você pode ser uma pessoa legal, mas se não sabe como se comunicar as pessoas não vão saber disso e você vai ser taxado como tímido e introvertido,

porém calma, a comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida é claro que vai exigir esforço principalmente se você tem muita dificuldade,

falo isso por experiência própria eu ainda estou trabalhando nisso e tem me exigido muito esforço, mas vale a pena.

Comunicação é uma habilidade muito requisitada nos negócios

No mundo corporativo é quase que uma exigência ter uma boa comunicação e basta ir a entrevistas de emprego ou perguntar ao pessoal do RH de sua empresa

e eles vão te dizer pessoas com melhor comunicação saem na frente na competição,

afinal se você sabe como comunicar suas habilidades, o que pode oferecer para empresa e se apresentar com mais facilidade não é difícil de entender que eles vão te dar preferência,

agora se a pessoa não consegue ao menos dizer quais são suas qualificações fica difícil para o recrutador avaliar afinal não desenvolveram telepatia ainda,

e com as mudanças no mundo corporativo saber como se comunicar é essencial.

Felizmente hoje temos especialistas capazes de ajudar nessa área e te fazer desenvolver uma comunicação efetiva caso não seja um comunicador natural se assim podemos dizer

ou seja aquela pessoa que desenvolve uma comunicação muito boa em seu crescimento,

sabe aqueles que parecem hipnotizar as pessoas quando começa a falar, todos gostam e param para ouvir ele falar esses são os comunicadores naturais,

geralmente as pessoas que alcançam sucesso mais rápido, já viu aqueles caras que são geniais tem muita informação em sua mente,

porém não sabem como comunicar sempre acabam no “background” ou sendo contratados por quem sabe como falar de um jeito que os outros ouçam peguei essa frase da palestra do Julian Treasure.

Palestra do canal TED – como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir.

Essa é a palestra que eu falei quero aqui indicar pra você assistir o vídeo vai te dar dicas muito importantes de como se comunicar assim que começar aplicar as dicas.

Para as empresas funciona da mesma forma ela precisa ser muito assertiva em sua comunicação,

afinal se o consumidor não sabe o que você oferece, qual valor você tem a agregar, porque ele iria adquirir seu produto, ou pior porque te daria a atenção dele visto que somos bombardeados com tantas informações todos dias.

Basta uma pequena pesquisa para achar uma tonelada de empresas que trabalham com comunicação empresarial justamente por saber a importância disso

uma marca para se tornar conhecida precisa de uma ótima comunicação afinal ocupar um espaço na mente e no coração do consumidor não é tão fácil,

por isso ter uma equipe que consegue fazer essa comunicação é essencial para sua empresa,

porém além do cliente externo temos também o interno seus colaboradores precisam ser conquistados também, afinal uma equipe engajada é uma equipe mais produtiva,

além de tudo sabemos que principalmente o marketing tem que trabalhar muito bem com outras equipes e isso só acontece se os profissionais da área conseguirem se comunicar muito bem,

já pensou um diretor de marketing que não consegue apresentar os projetos de forma clara e eficiente para a diretoria quanto atraso e divergências isso traria,

como também um gestor que não consegue falar com sua equipe e fazer reuniões eficientes,

nem ao menos dar um feedback imagina como estaria impedindo a evolução da sua equipe, por isso dar uma atenção a essa habilidade é importante.

Se você quer ser um empreendedor de sucesso vai precisar dessa habilidade bem trabalhada afinal vai precisar vender seu produto/serviço,

e pra isso dar certo vai ter que se comunicar muito bem com o seu público, por isso caso não tenha uma comunicação eficiente é melhor desenvolver o quanto antes.

As 4 dicas que vão ajudar você a melhorar

1 – Tenha claro o objetivo do que você quer passar se nem você sabe o que precisa comunicar como espera que os outros entendam.

2 – Use a mesma semântica que o usuário, já tentou conversar com um advogado que só sabe falar com linguajar formal e totalmente jurídico,

de 10 palavras 5 você fica sem entender e sai com mais dúvidas do que quando chegou,

agora se você está conversando com um amigo e os dois falam da mesma maneira fica muito mais fácil,

sendo assim se a pessoa fala simples, fale simples também, não quer dizer que vai falar cheio de erros apenas de forma compreensível para o outro.

3 – Aprenda a ouvir também, é super irritante quando alguém fala demais e não dá espaço para o outro falar, você tem que ficar interrompendo a pessoa pra conseguir falar é até desconfortável,

outro erro é ficar pensando no que falar enquanto alguém fala e ficar esperando a pessoa parar pra falar logo em seguida o que você pensou,

ouça e entenda o que o outro está falando, de espaço para comentários e mudanças de assunto.

4 – No caso da empresa tenha em mente quais serão as mídias usadas para fazer a comunicação e organize-se

assim vai conseguir produzir conteúdo de qualidade para essas plataformas, muitas vezes vão ser a porta de entrada para que seu público conheça seu trabalho.


Certo agora você sabe a importância da comunicação na sua vida pessoal e profissional,

além de saber que precisa trabalhar para conseguir melhorar cada vez mais a forma como você se comunica.

Se você tem uma empresa também sabe que é preciso prestar muita atenção nas informações que você comunica ao seu público,

você pode engajar mais pessoas ou afastar, então fique ligado e se esforce para fazer uma boa comunicação.

Assista a palestra que eu coloquei acima e pratique as dicas que eu te passei vai te ajudar bastante.

se este conteúdo te ajudou compartilha com seus amigos você pode ajudar eles também.

Vlw Man, Grande abraço.

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Ewerton

Capitão da Content for Man Blog e Shop Apaixonado em estudar Hacklife e E-commerce Formado em Marketing pela UNIP Aos 23 anos decidi largar o mundo "normal" e me jogar em alto mar para viver meu sonho de montar meu próprio negócio na internet!
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