6 mudanças que eu fiz para ser mais produtivo no dia a dia

6 mudanças que eu fiz para ser mais produtivo no dia a dia

Você vai aprender 6 mudanças que serão necessárias para se tornar mais produtivo no seu dia a dia

continue lendo…

O que você vai ver:

  • Tenha uma agenda organizada;
  • Tenha objetivos claros;
  • Elimine as distrações;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Se alimente bem;
  • Defina sempre 3 tarefas principais pro seu dia.

Estamos em um mundo muito rápido e dinâmico onde se você não produz acaba sendo descartado, cada vez mais as empresas estão priorizando a produtividade em seus funcionários.

se você não faz tarefas que te levam mais perto dos seus objetivos acaba ficando pra traz,

mas antes de entender como ser mais produtivo você precisa saber de uma coisa,

tudo que fazemos no dia a dia é baseado em tarefas e elas são divididas em tarefas de produção e tarefas ocupação.

Tarefas de produção são aquelas que te levam pra mais perto dos seus objetivos.

Se você quiser viajar, juntar dinheiro é uma tarefa de produção, arrumar suas malas, pesquisar sobre o destinho.

Já no caso de tarefas de ocupação são aquelas que você apenas faz pra passar o tempo não te leva a lugar nenhum e não te deixa mais perto de realizar sua meta, apenas ocupa sua agenda.

A dica é começar a identificar todas as tarefas do seu dia e classificar quais são de produção e quais são de ocupação,

assim você começa a dar mais enfoque as de produtividade e deixa de lado as de ocupação blz.

Dito isto vamos as dicas.

1 | Tenha uma agenda organizada

Na maioria das vezes que deixamos de fazer uma tarefa importante pra fazer depois é porque precisamos decidir no momento o que fazer,

eu já percebi que quando eu não sei como será meu dia eu fico perdido e começo a dar atenção a coisas que não devia,

mas agora quando meu dia está bem definido vou fazendo uma tarefa depois da outra e no final do dia fiz tudo que precisava para realizar minhas metas.

Estudando sobre as pessoas que criaram grandes coisas, todos eles tem seu dia bem estruturado e organizado eles sabem o que precisam fazer.

Todos os dias você precisa fazer tanta coisa que nem sabe por onde começar, e se precisar decidir na hora outras tarefas acabam aparecendo e quando vê começou a fazer 10 coisas ao mesmo tempo e não termina nenhuma.

pra isso não acontecer tenha uma agenda com suas tarefas da semana, hoje em dia com smartphone ficou bem mais fácil, você nem precisa andar com um caderninho debaixo do braço,

eu vou deixar algumas dicas de apps que eu uso e um template da minha agenda pra você se inspirar blz, da uma olhada e faz um teste pelo menos.

Apps que eu uso:

Evernote

Google agenda

Trello

Whunderlist

Modelo de agenda

Modelo da minha agenda pessoal

Ah é mais uma coisa não precisa ficar neurótico em fazer tudo certinho e seguir sua agenda feito um robô imprevistos acontecem e você vai precisar lidar com isso,

só que com suas tarefas mapeadas fica muito mais fácil e produtivo.

2 | Tenha objetivos claros

Muito da produtividade acontece por conta da sua motivação não adianta nada você saber o que fazer e não conseguir fazer por falta de vontade,

eu já passei por isso é um dilema você fica vou fazer sua mente diz faz depois, você diz vou fazer agora sua mente diz porque agora faz depois,

se você não tem um motivo pra fazer acaba deixando pra depois, e vai empurrando com a barriga.

objetivos claros te dão um motivo pra fazer suas tarefas durante o dia vamos dizer que você quer comprar um carro,

você sabe que precisa juntar dinheiro pra isso, logo você precisa ganhar dinheiro, depois economizar, depois procurar por um carro e depois comprar.

você não iria fazer todas essas tarefas se não fosse pra comprar o carro, com certeza iria fazer outra coisa.

Outra dica é você deixar esses objetivos a vista ou ter coisas que te façam lembrar o porque realizar essas tarefas todos os dias é tão importante pra você.

3 | Elimine as distrações

Estamos rodeados de distrações pra onde você olhar tem algo querendo chamar sua atenção,

principalmente hoje em dia que temos dispositivos conectados o tempo todo e pequenos aparelhos recheados com conteúdos tão atrativos jogos, redes sociais, vídeos, etc…

qualquer olhadinha no Facebook vai te consumir no mínimo uns 20 min afinal ele é feito pra isso,

não estou dizendo que você está errado e que você não pode mais interagir com nada até porque é impossível.

A ideia é você eliminar as distrações no momento em que precisa produzir mais

O celular é o mais fácil de tirar (pra alguns) você só precisa desligar a internet e deixar longe de vista, logo sua mente para de se preocupar tanto com o que você está “perdendo” enquanto trabalha.

você não precisa se isolar se for melhor pra você ok,

mas você pode apenas se controlar (sei que pode ser difícil) e também você pode pedir ajuda pra seus colegas de trabalho, mulher, filhos, familiares eles vão respeitar seu espaço.

4 | Tenha uma boa noite de sono

Li em alguns livros entre eles “A única coisa” e “12 semanas pra mudar uma vida” em todos eles o sono tinha muita importância em relação a produtividade e qualidade de vida,

pode parecer contraditório dizer que pra produzir mais você precisa dormir,

porém é a verdade vários estudos já provaram a importância do sono para melhoria do foco e concentração sendo os dois elementos importantes na produtividade.

De acordo com esses estudos o ideal é dormir em torno de 7 a 8 horas mais ou menos, assim seu corpo consegue se recuperar por completo e você não fica fadigado,

Tem um app chamado seep cycle que te ajuda a monitorar seu sono e te desperta no melhor momento pra acordar,

isso porque nós temos ciclos de sono onde ele oscila do sono leve pro sono profundo e o app te acorda quando estive no sono leve evitando que você fique com aquela sensação de não ter dormido direito estragando o seu dia,

Sleep Cycle – Site

é bem legal recomendo que você faça o teste é gratuito e dá pra saber como foi a qualidade da sua noite de sono.

5 | Se alimente bem

Alimentos recarregam sua bateria e com bastante energia você fica desperto por mais tempo, ao invés de ficar com sono e se arrastando durante o dia todo

e você achando que comida era só pra encher a barriga e não morrer de fome né

eu também achava isso até que entendi melhor que tudo que eu coloco no meu corpo ajuda ou atrapalha minha produtividade.

As pessoas que eu consultei me recomendaram trocar alimentos prontos ou processados por alimentos naturais, teve um que me disse que pra ter saúde eu precisava comer Comida de verdade, você não precisa virar vegetariano, até por que eu sou apaixonado por carne e não troco.

Mas se você parar e analisar sua alimentação como eu fiz vai ver que muito do que comemos poderia ser trocado por algo mais natural,

tipo margarina por manteiga, óleo por azeite, o pão industrial por um caseiro sem glúten e outros que você vai identificando,

sei que é difícil mudar (afinal ainda estou trabalhando nisso) só que você pode começar aos poucos como todas as pessoas que conseguiram.

6 | Defina sempre 3 tarefas principais pro seu dia

aplico isso no meu dia a dia e me ajuda muito a priorizar o que eu preciso fazer primeiro pra chegar mais perto de alcançar minha meta.

ela parece ser simples só que você precisa manter uma certa disciplina todos os dias tanto pra escolher quanto pra realizar só assim vai fazer sentido pra você dedicar 5 minutos todo dia pra definir suas tarefas.

Funciona assim toda noite você vai selecionar 3 tarefas no máximo pra realizar no dia seguinte essas tarefas vão ser prioridade, você vai fazer elas primeiro.

ai você deve estar se perguntando “como vou definir essas tarefas?”

você precisa escolher de duas a três áreas relacionadas aos seus sonhos pra trabalhar naquela semana, pode ser financeira, carreira, social, principalmente as que estão mais defasadas.

Depois disso você precisa listar todas as tarefas que acredita serem necessárias pra você realizar esses sonhos,

tendo essa lista em mãos toda noite você escolhe 3 pra fazer no dia seguinte assim você já sabe que precisa fazer aquela tarefa e não tem chance de acabar atropelando essas por outras sem importância no momento.

No livro a única coisa ele diz que você precisa escolher uma porém geralmente quando você conclui acaba ficando, meio atoa tendo 3 já garante que tenha outras pra fazer em seguida,

ah e se você não conseguir concluir todas, pega as que sobraram e faz no dia seguinte, blz.


Eu uso essas dicas no dia a dia e fui coletando a partir de livros e pesquisas com os melhores em produtividade,

se você quiser pode dar uma pesquisada a mais sobre, porém essas são as mais usadas e pra mim as mais fáceis de começar a implementar no dia a dia e se tornar mais produtivo,

Se te ajudou manda pra um amigo que precisa se tornar mais produtivo, ajuda ele também.

vlw man, grande abraço.

Você pode ver mais posts sobre estilo de vida aqui e acesse nossas redes sociais no Facebook, Instagram e Pinterest

Deixe uma resposta

Ewerton

Capitão da Content for Man Blog e Shop Apaixonado em estudar Hacklife e E-commerce Formado em Marketing pela UNIP Aos 23 anos decidi largar o mundo "normal" e me jogar em alto mar para viver meu sonho de montar meu próprio negócio na internet!
Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: