Meditação básica de 4 passos para você implementar na sua rotina hoje

Meditação básica de 4 passos para você implementar na sua rotina hoje

O que você vai ver:

  • Preparação;
  • Tirando um tempo;
  • Ferramentas;
  • Praticar e praticar.

Meditar pode parecer algo muito difícil de fazer e pra falar é um pouco sim, é algo que você precisa dedicar tempo e esforço pra transformar em hábito,

não quero te fazer desistir de tentar, pelo contrário os benefícios são gigantes pra você ignorar, mas como na maioria das vezes os tutorias de meditação são complexos,

por isso fiz um apanhado do que eu passei durante minha jornada pra implementar meditação na minha vida,

nada de termos complexos ou explicações sobre a mente, apenas o básico pra você começar imediatamente.

continue lendo…

Preparação

Esse é o ponto inicial que você precisa saber sobre algumas coisas que vão preparar sua mente pra não desistir logo no inicio e manter esse hábito quem sabe por toda a vida.

Primeiro de tudo não fique neurótico pela meditação perfeita

eu fiz isso por muito tempo eu ficava ali tentando imitar aqueles caras tops que meditavam por longos períodos e ficavam totalmente imoveis e tudo mais,

isso é besteira se você se comparar com eles que possuem vários anos de pratica vai se frustrar e desistir.

Segundo por ser um hábito você precisa fazer sua mente se acostumar e tratar a meditação como parte da sua vida,

pra instalar na minha mente esse hábito eu me coloquei a meditar todos os dias 5 a 10 min logo pela manhã, e acompanhava esse progresso com um app de controle de hábitos,

de acordo com os especialistas leva em média 66 dias pra isso acontecer, mas ao longo desse período vai ficando mais fácil de levar,

minha dica é coloque uma meta de 21 dias e vai, depois disso você vai ver que fica bem tranquilo de continuar.

Terceiro você não tem que desligar os pensamentos, até porque não tem como, ficar pensando nisso só te atrapalha,

naturalmente eles vão se dissipando e sua mente fica livre apenas de abertura pra isso acontecer,

surgiu um pensamento não se apegue a ele deixa passar, algo que ajuda é agradecer sua mente por gerar aquele pensamento e soltar

eu no começo não fazia isso lembrava de algo e logo estava viajando junto com aquela imaginação,

a ideia é não bloquear, mas estar alerta pra quando acontecer você não se apegar ao pensamento.

Bom essas foram as três coisas que mais me impediram de praticar meditação pode haver mais, porém pra mim foram as principais agora vamos para a pratica.

Tirando um tempo

No dia a dia corrido fica difícil tirar tempo pra fazer outras coisas principalmente meditar, mas é necessário se você realmente quer implementar isso na sua vida

você vai precisar achar um tempo na sua agenda pra praticar,

o que funcionou pra mim foi meditar logo pela manhã,

depois de lavar o rosto me sento em um local calmo e começo a meditação, conheço pessoas que fazem isso logo ao acordar antes de qualquer outra coisa,

tem funcionado muito bem, já fico livre pra fazer outras coisas e minha mente está mais focada.

Se não for possível de manhã você pode escolher outro horário o importante é que você escolha uma lacuna onde ninguém vai precisar de você naquele momento

e principalmente um que você não fique pensando em todas as coisas que precisa fazer,

de noite antes de dormir também é bom, as vezes pratico pra ajudar a acalmar a mente pro sono fluir melhor.

Ferramentas

Uma outra dificuldade pra mim foi ficar em silêncio por tanto tempo ou não conseguir guiar minha mente para a calma da meditação, era um caos total

foi então que comecei a ouvir músicas de relaxamento e áudios de meditação guiada usando fones de ouvido,

recomendo você usar também, facilita bastante pra quem está começando como eu estava,

só cuidado pra não ficar indo de um pra outro como aconteceu comigo, em certo ponto fiquei procurando vários áudios e só me atrapalhou, escolhe um e vai,

existem apps que fazem isso por você vou deixar o que eu uso aqui caso queira baixar é bem legal, e tem pequeno tutoriais pra ajudar.

Lojong: Meditação e Mindfulness

Praticar e praticar

Agora chegou a hora de praticar,

recomendo que seja todos os dias como eu fiz, não sei se você praticar com espaços de dias vai funcionar, pode ser que sim comigo não deu muito certo

principalmente no começo que você está instalando esse hábito na sua vida,

sinceramente agora que virou hábito pra mim eu não gosto de ficar sem meditar parece que falta algo e minha mente não fica do mesmo jeito com a mesma concentração e foco,

a ideia é sentar em um local fresco e tranquilo eu faço isso no quarto mesmo,

pratico sentado porque se for deitado da vontade de dormir é sério já cai no sono várias vezes por causa disso,

é só fechar os olhos respirar fundo algumas vezes e concentrar na respiração,

acompanha o movimento do ar entrando e saindo, preenchendo os pulmões e esvaziando,

depois de um tempo você começa a sentir a temperatura do ar, o movimento do abdômen e o melhor mesmo é o silêncio

parece que não existe mais nada ao seu redor só você no aqui e no agora sem nada pra fazer ou se preocupar, só curtir aquele momento.

é bom demais e não é impossível só precisa ter vontade de fazer e dedicar o tempo e atenção necessárias.


Viu só básico sem complicação, não precisa ser especialista em meditação e saber todos os benefícios é apenas fazer, depois de um tempo você vai meditar o tempo todo,

quando perceber vai estar lá respirando com mais calma, sem pensar em nada e curtindo aquele momento.

implementa isso na sua vida vai valer muito apena.

Vlw Man e Grande abraço!

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Ewerton

Capitão da Content for Man Blog e Shop Apaixonado em estudar Hacklife e E-commerce Formado em Marketing pela UNIP Aos 23 anos decidi largar o mundo "normal" e me jogar em alto mar para viver meu sonho de montar meu próprio negócio na internet!